20 de dezembro de 2022
Neste artigo, você descobrirá as respostas das principais perguntas que os médicos ouvem de quem fará uma cirurgia de coluna. São elas:
- Quais os principais motivos para fazer uma cirurgia de coluna?
- Quais os benefícios de operar a coluna?
- Cirurgia na coluna é seguro?
- Cirurgia na coluna dói?
- Quais são os riscos de operar a coluna?
- Anestesia para cirurgia de coluna precisa ser sempre geral?
- É necessário retirar os parafusos ou outros implantes metálicos colocados na cirurgia de coluna?
- Quanto tempo ficarei internado após operar a coluna?
- É permitido dormir de costas após operar a coluna?
- Cirurgias minimamente invasivas da coluna — o que são?
- Precisa fazer fisioterapia após cirurgia de coluna?
Esperamos que este artigo seja muito útil e solucione todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Quais os principais motivos para fazer uma cirurgia de coluna?
Na maioria dos casos, a cirurgia de coluna é a última opção para tratar as doenças. Antes dela, recomenda-se uma série de tratamentos, que variam de acordo com cada paciente e cada complicação. Para o tratamento da escoliose, por exemplo, recomenda-se exercícios físicos, pilates, fisioterapia entre outros, sendo a cirurgia uma opção para quando o quadro já é muito preocupante.
Portanto, ao ver abaixo os motivos mais frequentes que levam à cirurgia de coluna, tenha em mente que a cirurgia é feita quando eles são mais graves, seja devido ao tempo sem tratamento, o que proporcionou a evolução da doença, seja porque a doença já iniciou sendo grave. As causas mais comuns da cirurgia de coluna são:
- Descompressão dos nervos, devido à hérnia de disco ou à estenose de canal vertebral;
- Trauma na coluna seguido de fraturas vertebrais;
- Tumores malignos, tumores benignos ou infecções nas vértebras;
- Correção de deformidades, como escoliose, cifose e espondilolistese.
Quais os benefícios de operar a coluna?
Como cada cirurgia trata um tipo específico de problema, os benefícios também variam de problema para problema e de cirurgia para cirurgia. Mas, no geral, os benefícios costumam ser a solução total ou parcial do problema e seus sintomas. No caso de uma escoliose, os benefícios da cirurgia seriam a reparação total ou parcial da curvatura da coluna, o que proporciona uma série de benefícios indiretos, como mais disposição, mais mobilidade, mais autoestima etc.
Cirurgia na coluna é seguro?
Como a cirurgia na coluna não afeta diretamente nenhum órgão vital, ela costuma ser bastante segura. Atualmente, as técnicas cirúrgicas estão em um patamar bastante satisfatório, e o avanço tecnológico só veio para ajudar.
Hoje em dia, é possível ter uma precisão muito grande utilizando equipamentos de ampliação de imagem e, até mesmo, equipamentos que dispensam o médico de colocar as mãos diretamente no paciente. Nesse último caso, o médico utiliza um equipamento que ameniza os movimentos bruscos, permitindo maior destreza e menos erros mecânicos.
Além disso, as cirurgias também contam com monitoração da atividade neurológica e cardíaca, tornando possível identificar a saúde do paciente, bem como as reações do seu organismo durante a cirurgia.
Cirurgia na coluna dói?
A cirurgia na coluna não dói, pois o paciente recebe anestesia geral durante o procedimento. Após o procedimento, a recuperação não costuma ser dolorosa, e caso haja incidência de dores e desconfortos, pode-se utilizar as medicações analgésicas indicadas pelo cirurgião.
Além disso, dependendo do procedimento, o paciente utiliza malhas e cintas compressoras, que tiram a pressão da coluna, aliviam o peso e permitem que ela tenha repouso para se recuperar.
Quais são os riscos de operar a coluna?
Assim como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia na coluna apresenta alguns riscos, como formação de hematoma, infecção e piora neurológica. No entanto, esses costumam ser casos isolados.
Anestesia para cirurgia de coluna precisa ser sempre geral?
Na verdade, a cirurgia de coluna não requer sempre anestesia geral, mas é preferível na maioria dos casos.
Acontece que as cirurgias na coluna costumam ser bastante delicadas, o que requer total imobilidade do paciente. Caso ele não esteja completamente sedado, pode haver movimentações, mesmo que involuntárias, e o procedimento pode ser comprometido.
É necessário retirar os parafusos ou outros implantes metálicos colocados na cirurgia de coluna?
No geral, não existe a necessidade de frequentemente tirar os implantes metálicos na coluna. Uma vez colocados, devem permanecer lá e serem removidos somente em caso de complicações ou ordens médicas.
Quanto tempo ficarei internado após operar a coluna?
O tempo de internação varia de acordo com cada paciente e cada tipo de cirurgia.
Para a cirurgia de hérnia de disco, por exemplo, o tempo de internação de pessoas saudáveis é de 1 dia, e o mesmo para quem faz a cirurgia de estenose de canal lombar.
Agora, para a cirurgia de correção de escoliose, os pacientes podem ficar mais de 4 dias internados.
Enfim, o tempo de internação varia bastante.
É permitido dormir de costas após operar a coluna?
Geralmente, o paciente pode dormir tranquilamente, na posição que achar melhor.
Cirurgias minimamente invasivas da coluna — o que são?
As cirurgias minimamente invasivas na coluna são alternativas modernas às cirurgias convencionais. Elas são realizadas por meio de acessos cirúrgicos de menor área e bem menos agressivos.
Por utilizarem um espaço menor, a visão do cirurgião é dificultada. Para contornar esse problema, conta-se com a ampliação de imagens por meio de microscópios ou câmeras de vídeo.
As vantagens desse tipo de cirurgia são inúmeras: menor tempo de internação no hospital, recuperação mais rápida no pós-operatório, menor desconforto no pós-operatório e menor risco de complicações e infecções cirúrgicas.
As cirurgias minimamente invasivas são opções bastante vantajosas para quem tem pressa para consertar problemas na coluna e deseja menos desconfortos no pós-operatório. No entanto, vale lembrar que nem todos os procedimentos aceitam essa modalidade cirúrgica, então cabe ao cirurgião analisar caso a caso e determinar qual a melhor opção de tratamento.
Precisa fazer fisioterapia após cirurgia de coluna?
Depende! Em alguns casos a fisioterapia é indicada para fortalecer a coluna, acelerar a recuperação e deixar o paciente mais seguro na hora de retomar as atividades diárias.
Mas, como foi dito, isso depende de cada caso. Para respostas mais detalhadas sobre cada um desses tópicos, seria necessário uma avaliação com um médico especialista. Se é esse o seu interesse, entre em contato conosco clicando no link abaixo:
Temos um ambiente acolhedor, com equipamentos completos e profissionais renomados para lhe auxiliar no seu tratamento!
Se você gostou do artigo, não deixe de conferir outros conteúdos do nosso BLOG.
Esperamos ter ajudado. Até mais!
Clínica Osteocore.