20 de dezembro de 2022
O primeiro e principal sintoma quando o ombro desloca, é uma dor intensa na região, seguido de dificuldade de movimentar o local. Assim, o paciente pode não conseguir levantar o braço para frente, para o lado ou executar outros movimentos, e pode aparecer deformidade na região. Neste artigo você irá conferir:
- Quais os sinais de deslocamento do ombro?
- O que fazer quando o ombro desloca?
- Como é tratada a luxação do ombro?
- Qual o resultado do tratamento?
- Procure uma equipe especializada
Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto!
Quais os sinais de deslocamento do ombro?
Os sinais vão além da mudança da forma normal do ombro. Estão entre os sintomas da luxação: a dor intensa na região, a incapacidade de mover a articulação, hematomas e escoriações em casos de trauma direto no ombro.
O que fazer quando o ombro desloca?
Desconfiou que o ombro saiu do lugar? O ideal é não mover a articulação, imobilizá-la na posição em que ela está. Tente aplicar compressas de gelo na região machucada para reduzir a dor e o inchaço. O gelo irá controlar o sangramento interno e o acúmulo de líquidos dentro e ao redor da articulação do ombro.
Lembre-se que em hipótese alguma, deve-se colocar o ombro de volta no lugar, uma vez que você pode danificar a articulação, os músculos, os ligamentos, os nervos e os vasos sanguíneos. O ideal é que você procure imediatamente um médico ortopedista.
Como é tratada a luxação do ombro?
O tratamento de uma luxação do ombro pode envolver algumas etapas, entre elas:
Redução fechada: o médico pode tentar algumas manobras suaves para ajudar o ombro a voltar à sua posição adequada. Dependendo da intensidade da dor e do inchaço, pode ser necessário o uso de um relaxante muscular ou sedativo ou, raramente, de uma anestesia geral antes da manipulação do ombro. Quando o ombro volta para o lugar, a dor intensa melhora quase que imediatamente.
Imobilização do ombro: pode ser necessário o uso de uma tipóia ou imobilização especial por até três semanas para evitar que o ombro se mova. O tempo de imobilização depende da natureza da luxação e quanto tempo após o deslocamento foi realizado o tratamento.
Medicamentos específicos: geralmente, há a prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para manter o paciente confortável enquanto o ombro cicatriza.
Programa de reabilitação: após a remoção da imobilização, inicia-se a reabilitação gradual projetada para restaurar a amplitude de movimento, a força e a estabilidade da articulação do ombro.
Em último caso, a cirurgia pode ser necessária para um tratamento adequado da lesão. São os casos de deslocamentos do ombro associados a fraturas do úmero, luxação recorrentes do ombro, em que há uma frouxidão ligamentar ou quando há lesão de vasos sanguíneos ou de nervos associada.
Qual o resultado do tratamento?
Após a lesão cicatrizar e a amplitude de movimento do ombro for restabelecida, é necessário continuar o exercício. Como por exemplo os alongamentos diários e um programa de fortalecimento e estabilidade dos ombros podem ajudar a prevenir a recorrência da luxação. O médico ou o fisioterapeuta podem ajudar a planejar uma rotina de exercícios adequada até o retorno pleno às atividades diárias e esportivas. O resultado do tratamento depende de muitos fatores, incluindo a gravidade da lesão no ombro, a idade do paciente e o tipo de atividade física praticada.
Consulte especialistas da área
Nós temos uma equipe completa à sua disposição! Entre em contato e agende a sua consulta!