25 de novembro de 2022
A Artroscopia é uma técnica cirúrgica utilizada para diagnósticos e, principalmente, para o tratamento de lesões ósseas, ligamentos, meniscos, cartilagens, cápsula articular e de tendões. Considerada pouco invasiva, é realizada por meio de pequenas incisões na pele, de menos de um centímetro, ao redor da articulação com problema.
Artroscopia de Joelho:
Na Artroscopia de Joelho, o ortopedista utiliza instrumentação minimamente invasiva. Através de instrumentais apropriados como óticas, pinças e equipamentos específicos realiza a correção e reparação das lesões da articulação do joelho.
Dessa forma, ela é normalmente usada quando existe dor no joelho, para avaliar se existe algum problema com as estruturas da articulação. O procedimento artroscópico de joelho permite diagnosticar e tratar os problemas na região, oferecendo ao especialista uma visão clara e ampla do interior da articulação através de pequenas incisões.
Artroscopia de Quadril:
Assim como na Artroscopia de Joelho, a Artroscopia do Quadril possibilita que o tratamento seja realizado de maneira muito menos invasiva, proporcionando um retorno mais rápido para as atividades esportivas e para a vida diária. As principais indicações para a Artroscopia de Quadril são: Impacto Fêmoro Acetabular (IFA), lesão do lábio acetabular, lesões da cartilagem, ressaltos do quadril, lesões do tendão do glúteo médio, tumores benignos e síndrome piriforme.
Artroscopia de Ombro:
Assim como na Artroscopia de Joelho e do quadril, a Artroscopia do Ombro possibilita que o tratamento seja realizado de maneira muito menos invasiva, proporcionando um retorno mais rápido para as atividades esportivas e para a vida diária.
O objetivo da Artroscopia do Ombro costuma depender da doença a ser tratada e do seu estágio de evolução. Ela pode ser indicada para o tratamento de lesões do manguito rotador, de luxações recorrentes do ombro, reparo de ligamentos rompidos, ressecção de esporões ósseos e tratamento de instabilidade.